Revista de Temas Nicaragüenses

O que é RTN?

A Revista de Temas Nicaragüenses é uma revista com perfil acadêmico, de publicação digital mensal nas versões PDF, MOBI e EPUB, editada por voluntários.

Seu editor José Mejía Lacayo e seu irmão Manuel Antonio Mejía Lacayo colaboram no projeto como consultor de arte e genealogia. Constantino Mejía Narváez como administrador do site e consultor para assuntos de TI, Pablo Mejía Estrada e sua esposa Lynette de Mejía como designers do site e consultores no desenvolvimento do site.

A revista foi publicada desde maio de 2008 e publicou mais de 40.000 páginas tamanho carta (8½ "x 11"). O ponto central da revista é a documentação dos assuntos referentes à Nicarágua. É publicado e distribuído gratuitamente em https://www.temasnicas.net/ , também é distribuído na biblioteca virtual Enrique Bolaños , na Memoria Centroamericana e na bio-nica.info

Cada edição contém 10 seções, cada uma com um diretor de seção diferente que imprime sua própria abordagem da cultura nicaraguense.

 

HISTÓRIA

O projeto nasceu em 2008 por sugestão de Flavio Rivera Montealegre, e uma ideia que surgiu da atividade editorial do Boletim de Genealogia publicado por José Mejía Lacayo para a Academia Nicaragüense de Ciências Genealógicas.

Os fundadores da revista em ordem alfabética são: Jorge Eduardo Arellano, Esteban Duque Estrada Sacasa, Aldo Guerra Duarte, Eddy Kühl Arauz, José Mejía Lacayo, Flavio Rivera Montealegre e Carlos Tünnermann Bernheim.

 

ÍNDICES

A revista contém dois índices continuamente atualizados: um onomástico e outro temático .

Como resultado de 1.500 colaborações, até novembro de 2020 tínhamos publicado 3.645 testes. Entre todas as 10 seções, 123 testes foram adicionados, a colaboração de 64 pessoas.

              Os ensaios podem ser gerais, históricos ou literários, totalizando até o momento 732, fruto de 280 colaborações. Os ensaios históricos totalizam 454, o produto de 218 colaborações. Em terceiro lugar estão os ensaios sobre Ciências Naturais, que somam 229, produto de 89 colaborações. Agrupamos em Ciências Naturais as antigas seções de Zoologia e Recursos Naturais junto com a seção atual de Ciências Naturais editada pelo Ing. Guillermo Bendaña.

              A seção Biografia já contém 303 ensaios, fruto de 153 colaborações. Seguem Las Segovias e Comentários. No final existe uma secção dedicada a vários temas, quer porque não se enquadram nas outras secções, quer porque o seu conteúdo é difícil de localizar, sendo uma compilação ou difícil de classificar.

              Se os artigos de história forem adicionados aos ensaios de história, o total é de 712 ensaios, que é o tópico mais frequente na RTN. Por isso podemos afirmar que somos uma revista de História. Devemos incluir os 42 tópicos da Arqueologia, porque a arqueologia é nossa história aborígine, nossa pré-história. Os ensaios sobre a Costa do Caribe e Las Segovias, que tendem a tratar também de questões históricas, não estão incluídos aqui. Entre eles, existem 348 julgamentos.

              Não somos uma revista literária, nem queremos ser. No entanto, e excepcionalmente, publicamos ensaios literários, especialmente se se trata de Rubén Darío.

 

CLUBE DO LIVRO

A revista Nicaraguan Issues tem perfil acadêmico e é editada por voluntários. No mês de novembro de 2020, o número de novos visitantes foi de 608. Os visitantes recorrentes foram 807 para um total de 1.415 visitantes. Houve uma diminuição no total de visitantes em novembro de 2020 para 1.415 visitantes totais em comparação com 1.778 visitantes totais em outubro de 2020, que foi o primeiro mês hospedado no Wix, e foi possivelmente inflado por visitas recorrentes de designers.

Os visitantes vêm de 30 países. O maior número deles vem da Nicarágua, com 736 visitantes, seguido pelos Estados Unidos com 358 visitantes. A maior circulação está na Nicarágua, Estados Unidos, Europa e América Hispânica.

A revista agora pode ser baixada da Biblioteca Enrique Bolaños, da Bio-Nica, ou pesquisando na Memoria Centroamericana.

A alta circulação da revista se mostra na frequência com que aparece nas buscas do Google. Os arquivos mais lidos estão em formato PDF com 71,9%, seguido por MOBI com 19,3% e EPUB com 8,0%. É por isso que é importante publicar no MOBI e EPUB.

 

ILUSTRAÇÕES DE CAPA

Os primeiros oito números da revista (entre maio e dezembro de 2008) não traziam ilustração de capa. A ilustração era uma caixa de texto amarela indicando quem era o editor e os contribuintes da edição. Conforme o editor geral aprendeu, as ilustrações da capa passaram de informativas a atraentes, para atrair a atenção do leitor com ilustrações coloridas e assuntos interessantes.

As primeiras capas foram projetadas por José Mejía Lacayo, depois o arquiteto Flavio Rivera Montealegre assumiu o projeto, e finalmente voltou a ser tarefa do editor geral.

 

SEÇÕES

Algumas seções não prosperaram com o tempo, ou foram excluídas, ou o editor as esqueceu. Essas seções são: Arte, Mudanças Climáticas, Ecologia, Economia, Flora, Geologia, Inovação e Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento, Piratas e Saúde.

Em alguns casos, o editor da seção parou de colaborar por motivos de doença: Inovação e Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento.

Outro grupo de seções não prosperou por falta de apoio, ou talvez por falta de interesse dos leitores. Afinal, a Nicarágua é um povo apaixonado pela literatura, que gosta de entreter as pessoas com poemas e canções. Muito longe de nós estão as ciências formais, como a matemática. Agora publicamos tópicos de filosofia, por meio de ensaios, para induzir nossos leitores a uma linguagem mais abstrata.

Bibliografia e Biblioteconomia estão relacionadas, mas parece que ninguém as consulta e poucos colaboradores se atrevem a enviar colaborações (42) a esse respeito. Law também não parece ser muito popular, com apenas 65 julgamentos. Esteban Duque Estrada colaborou com questões econômicas, mas parou. É uma pena porque, segundo todo o materialismo histórico, a economia é decisiva em muitos acontecimentos.

Atualmente a revista publica documentos nas seguintes seções: Capa, Guia para o Leitor, Da Mesa do Editor, Notícias, Ciências Naturais, Las Segovias, Costa do Caribe, Ensaios, História, História de Idéias e Mentalidades, Geografia, Antropologia, História de vida, resenhas, legislação, genealogia e informações editoriais.

 

EDITORES DE SEÇÃO

              Inicialmente, o editor geral procurou um substituto que pudesse se voluntariar como editor geral. Quando a busca falhou, o editor de seção foi cogitado, dividindo o trabalho do editor geral e, ao mesmo tempo, dotando a revista de conhecimento especializado na área em questão.

              Na seção Jurídica tivemos o Dr. Humberto Carrión, que também contribuiu com seu conhecimento jurídico para delimitar direitos autorais. Atualmente, o Editor Jurídico é o Dr. Roberto Ferrey Echeverry.

              Na Antropologia, tivemos o arqueólogo Dr. Rigoberto Navarro Genie, agora editor emérito, e atualmente o Dr. Geoffrey McCafferty , professor arqueólogo da Universidade de Calgary em Alberta, Canadá, e que realizou escavações arqueológicas na área de Granada, Nicarágua e Ex-diretor do My Museum, o museu de cerâmica indígena da mesma cidade de Granada.

Como conselheiros voluntários que auxiliaram o editor: Dr. Jean-Michel Maes, entomologista e membro da Academia de Ciências da Nicarágua; Dr. Karl Offen, geógrafo histórico; Dr. Humberto Carrión é advogado.

 

TRADUTORES

Nubia O. Vargas é a chefe dos tradutores. Maritza Corriols traduz do inglês para o espanhol, Arturo Castro Frenzel traduz do alemão e do inglês para o espanhol, Constantino Mejía Narváez do tcheco e do inglês para o espanhol.

 

CONSELHEIROS

Carlos Arellano Hartig é designer gráfico e desenhou o texto da revista e o formato das imagens. Manuel Antonio Mejía Lacayo assessora em genealogia e questões de arte. Dr. Karl Offen sobre assuntos da Costa do Caribe; O Dr. Jean-Michel Maes aconselhou o editor-chefe em assuntos gerais da revista.

A revista não tem um par revisão , mas uma revisão editorial é feito de todas as provas a ser publicado, e cada contribuinte tem o direito de veto a publicação de qualquer julgamento que não esteja em conformidade com a política editorial ou está faltando em verificabilidade.

 

 

CONSELHO ADMINISTRATIVO

              O Conselho de Administração é composto por Carlos Arellano Hartig, Alberto Bárcenas, Guillermo Bendaña García, Manuel Fernández Vílchez, Eddy Kühl Arauz, Jean - Michel Maes, Harlan Oliva Regidor, Marvin Saballos Ramírez, Nubia O. Vargas e Carlos Tünnerman Bernheim . Este conselho é responsável por revisar e autorizar a política editorial

 

CHEFES DE SEÇÃO

Os gerentes de seção são responsáveis ​​pela edição da seção, pela seleção do material a publicar e pelo cumprimento da política editorial . Os editores são: Guillermo Bendaña García, Humberto Carrión McDonough, Jaime Incer Barquero, Eddy Kühl Arauz, Ligia Madrigal Mendieta , Geoffrey McCaff ert y e Alexander Zosa-Cano. Os editores eméritos são: Carlos Arellano Hartig, Humberto Carrión McDonough e Rigoberto Navarro Genie .

 

COMITÊ EDITORIAL

Este Comitê é responsável por revisar cada edição e aprovar a publicação da revista. Este comitê é formado por Guillermo Bendaña García , Humberto Carrión McDonough , Jaime Incer Barquero , Eddy Kühl Arauz , Ligia Madrigal Mendieta , Rigoberto Navarro Genie , Nubia O. Vargas e Alexander Zosa-Cano . 

Nubia O. Vargas faz a verificação ortográfica e gramatical de cada edição e atua como secretária do Conselho de Administração.

 

 

DIRETRIZES PARA COLABORAÇÕES

              Mantemos online a política editorial, Licenças e Direitos Autorais, Regras de publicação, Gestão de Imagens, Manual de Estilo e Verificabilidade, regras que podem ser consultadas em https://www.temasnicas.net/enviar

 

LINKS EXTERNOS

Além do site da revista em https://www.temasnicas.net/ , as adições mensais podem ser baixadas gratuitamente em https://www.temasnicas.net/revistas

A Biblioteca virtual do Sr. Enrique Bolaños mantém uma cópia de todas as edições em https://www.enriquebolanos.org/articulo/temas_nicas_presentacion

A revista também está na Memoria Centroamericana em http://memoriacentroamericana.ihnca.edu.ni/

 

 

FONTES DE INFORMAÇÃO

              Arquivo pessoal do Editor Geral que guarda uma cópia de todas as edições anteriores e do material utilizado para fazer a revista.